top of page

Tá ligado ou não tá?

  • Foto do escritor: Willer Félix
    Willer Félix
  • 24 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura


"Tá ligado ou não tá?" Quem frequenta a igreja com certeza já ouviu (e talvez até já falou) isso muitas vezes. Essa expressão significa, mais ou menos, "é isso aí!" e igualmente também faz o papel do "amém!". No entanto, acredito que quando o Senhor Jesus falou sobre isso com Pedro o sentido era muito, mas muito mais abrangente.

Para compreendermos melhor, vamos ver uma outra fala de Cristo em que Ele repete as mesmas palavras

Está em Mateus 18.18-20: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18:18-20). No contexto desta passagem, o Mestre vinha orientando os discípulos sobre como lidar com um irmão que pecar, afirmando que eles tinham autoridade para repreendê-lo, levar a situação à igreja e, se fosse o caso, considerá-lo como gentio e publicano. Parece a mim que a ideia é que Deus confirmaria o que ele fizessem. Obviamente isto não deu a eles nem dá aos líderes da Igreja hoje carta branca para cometer abusos e desmandos; o apóstolo Pedro disse, usado pelo Espírito: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." (1 Pedro 5:2,3). O rebanho não é dos homens mas de Deus. É preciso cuidar dele dentro dos limites estabelecidos pelo Senhor.

Penso que muitas pessoas têm aprendido que ligar algo na terra quer dizer determinar que alguma coisa que elas querem vai acontecer independentemente da vontade de Deus. E quando isto não ocorre, então vem a frustração. Mas, pense comigo: se estivesse em nós o poder de fazer acontecer tudo o que NÓS quiséssemos, sem ter que se submeter ao senhorio de alguém, então nós é que seríamos os deuses, não é? E sabemos que isso não é verdade. Meditando nestas palavras de Jesus, acredito que elas estão relacionadas tanto com a condução da Igreja no mundo, no que diz respeito à tomada de decisões quanto ao que tange aos nossos pedidos em oração. Especialmente para estes últimos, vale a mesma ordem que já comentamos por aqui anteriormente: para a gente ser atendido, precisa pedir o que Deus quer nos dar, como disse o apóstolo João:

"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos." (1 João 5:14,15)

Tenho para mim que ligar é entrar em acordo sobre algo que Deus nos ordenou. Essa autoridade que o Senhor nos deu não nos confere autonomia de sair dando ordens ao mundo físico e espiritual indiscriminadamente. A própria experiência mostra para nós a ineficácia destas atitudes. Ao invés disso, devemos buscar a vontade de Deus para a nossa vida; meditar em Sua Palavra para conhecer os Seus caminhos e andar neles; usar a nossa inteligência para viver Suas promessas e usar a fé, que é inteligente, para fazê-las se cumprir em nossas vidas a fim de que Ele seja glorificado.



 
 
 

Comments


Obrigado por enviar!

bottom of page