top of page

A Palavra que aponta para o Salvador

  • Foto do escritor: Willer Félix
    Willer Félix
  • 26 de dez. de 2023
  • 4 min de leitura


A passagem de Mateus 17.1-8 descreve uma maravilhosa experiência que os discípulos tiveram com o Senhor Jesus. Em um alto monte, eles tiveram a chance de ver o Cristo em Seu estado divino, transfigurado. Já imaginou se fôssemos eu e você ali? Não tenho nem palavras para descrever como me sentiria. Está escrito assim: "Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus." (Mateus 17:1-8). Além do Salvador, Pedro e os dois irmãos viram também Moisés e Elias interagindo com o Mestre. Penso que isto tem um significado muito grande e importante para nós nos dias de hoje.

Antes, me permita abrir um parêntese

Há adeptos da doutrina espírita que usam este trecho bíblico para endossar a herética doutrina da reencarnação. Dificilmente encontraremos absurdo maior. Está escrito em Hebreus 9.27: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,(...)". Desse modo, a Palavra de Deus elimina a possibilidade de tal doutrina ser verdadeira. Moisés e Elias não 'reencarnaram'. Diante do ensino bíblico e das próprias palavras de Jesus no versículo 9 ("A ninguém conteis a visão"), pessoalmente creio que tal experiência foi de fato uma visão sobrenatural. Dito isso, a presença destes dois homens de Deus junto com o Cristo transfigurado me falam a respeito da intenção do Pai em demonstrar de forma clara que toda a Sua revelação dada aos homens até ali, a saber, a lei e os anúncios dos profetas, convergiam para a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Quer dizer, desde o Gênesis, Deus está apontando para Seu Filho que viria em carne para resgatar a humanidade dos seus pecados. Havia elos que ligavam o passado e o presente. Há elos que ligam o passado e os nossos dias. Não se pode querer ouvir a voz do Senhor negando Seu enviado. o próprio Pai diz: "Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o." (Mateus 17:5). Toda a Bíblia aponta para Cristo.


Muita pessoas estão tentando anular a Palavra de Deus ou, pelo menos fragmentá-La, desviando assim os incautos para longe do Salvador. Explico: para defender as ideias atuais sobre as questões sociais de gênero, família e educação infantil, passando por outras áreas como a ética médica, a política e alcançando até a organização do trabalho missionário, se tenta retirar ensinos claros da Bíblia ou ressignificar certas palavras e ordenanças para que sirvam aos anseios dos seus proponentes ou, pelo menos, torne menos embaraçosa sua tentativa de erguer a bandeira da imoralidade e da desobediência. Com todo o respeito devido a todas as pessoas, a crítica é contra as práticas. Recentemente ouvi as justificativas de uma pessoa que iniciou uma igreja voltada para o apoio da prática homossexual como sendo algo divino: em suas palavras, tudo começou porque recebeu uma 'revelação' de Deus. Não é brincadeira o que se faz pelo mundo dizendo que foi 'Deus que revelou', que foi 'Deus que mostrou'. Poderia Ele revelar algo para alguém que é expressamente contra a Sua Palavra? Isso não faria d'Ele, no caso em tela, o autor intelectual do pecado que Ele mesmo, claramente, condena? Consegue perceber onde é que nós chegaríamos seguindo esta linha de pensamento? E o que dizer da defesa das práticas abortivas? Está escrito: "Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas." (Eclesiastes 11:5). No útero da grávida há uma ação divina que, de algum modo miraculoso, faz com que o óvulo fecundado chegue à condição de um bebê formado. Como defender o 'direito' de interromper este processo pelos motivos mais banais? No ventre, o ser humano ainda não é humano? Não creio que qualquer semelhança com o pensamento do filósofo australiano Peter Singer seja mera coincidência: "O fato de ser um humano não significa que seja errado tirar sua vida”, (retirado do livro Rethinking Life and Death - “Repensando Vida e Morte”, inédito no Brasil). “Matar um recém-nascido não é, sob hipótese alguma, equivalente a matar um adulto – que quer conscientemente continuar vivendo”.*

Acredito que a mesma mente diabólica semeou os dois

Poderíamos acrescentar aqui as influências do pensamento feminista nas disputas por cargos eclesiásticos, vários (não todos) conflitos da política, e muitos outros exemplos de como se trabalha arduamente para contrariar o que Deus deixou registrado na Sua Palavra, que é a Bíblia. No entanto, o Pai deixou bem claro que devemos ouvir Seu Filho, do qual o apóstolo João dá testemunho, pelo Espírito, dizendo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1). Meu amado(a), tome muito cuidado com o que é divulgado pela internet, na televisão, no rádio e até nos púlpitos; aquilo que é contrário à Palavra não pode encontrar lugar nos nossos corações. Nos lembremos da advertência do apóstolo Pedro, há quase dois mil anos atrás: "E também houve entre o povo falsos profetas, como ENTRE VÓS HAVERÁ também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."

(2 Pedro 2:1). O destaque é meu. O Mestre mostrou aos discípulos como mostra a nós que as Escrituras falam d'Ele, apontam para Ele. Vigie para que nenhuma ideia diabólica, colocada em uma mente humana, te desvie do único e verdadeiro Caminho que conduz à salvação!


*Trecho retirado de artigo do site Superinteressante: https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-momento-o-feto-vira-ser-humano

 
 
 

Obrigado por enviar!

bottom of page